sábado, 15 de janeiro de 2011

Toda ação gera uma reação

Vamos pensar um pouco sobre isso...


Quem nunca ouviu a seguinte expressão...? -"não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você".


Não podemos esquecer que, na maioria das vezes, em quase todos os relacionamentos..., e isso inclui amizade, romance, casamento, colega de trabalho ou escola, comunidade, a lei que impera é a do "dente por dente, olho por olho". Isso automático, muitas vezes nem pensamos ao agir e ao reagir, simplesmente porque faz parte da nossa natureza.


Antes de agir, o que devemos fazer é pensar na reação do outro, por mais que não possamos prever na integra, há algo que devemos lembrar "-toda ação provoca uma reação de igual intensidade, mesma direção e em sentido contrário." (terceira lei de Newton) 


Nossas ações, provocam nos outros reações imprevisíveis, uma coisa é certa, essas reações virão em nossa direção. É a lei do "toma lá dá cá", nada que acontece é lançado ao vento e fica por isso mesmo, nada fica sem uma recompensa, seja ela boa ou ruim.


Cada ação, cada gesto, cada palavra faz parte de um grande texto no qual está descrita a nossa história, os rumos da nossa vida somos nós que decidimos, por isso que é tão importante pensar e ter bom senso para fazer o que é certo, fazer aos outros realmente o que gostaríamos que nos fizessem.


Nossas ações são como bumerangue, lançamos ele com uma determinada força, e com essa mesma força ele volta pra nós, ou seja, igual intensidade, mesma direção...sentido contrário...


Vejamos um pequeno trecho de Sansão e Dalila: Ele se casa com uma moça muito bonita, propõe um enigma, ela sofre ameaças para descobrir a resposta, ele conta a ela que por sua vez conta a quem a ameaçou. Ele fica furioso porque aparentemente foi traído,(ele não ouve o que ela tem a dizer, ela foi ameaçada e não soube lidar com isso) ele comete várias loucuras depois vai embora....quando retorna vê que ela está com outro, novamente não deixa que ela fale e explique o que aconteceu (ela foi obrigada pelo pai a se entregar a outro homem) mas ele tira suas próprias conclusões e faz mais besteira e vai embora. Ainda não percebeu que as suas ações causaram reações imprevisíveis... quando retorna mais uma vez como se nada tivesse acontecido, vê que uma desgraça aconteceu...ele não podia mais evitar, só então decide ouvir o que sua mulher tem a dizer...mas é tarde, não há mais o que fazer, tudo porque ele agiu sem pensar.


Não vamos deixar que coisas semelhantes aconteçam em nossas vidas, vamos medir as consequências dos nossos atos, sempre que alguém é ferido tem vontade de ferir, quando se sente ofendido tem vontade de ofender....e assim por diante...


Se quisermos ser compreendidos temos que conversar, falar o que pensamos com sinceridade.


Não podemos esperar que as pessoas compreendam nas entrelinhas de nossas atitudes a verdadeira intenção que tivemos, qual era o plano. Se agirmos assim vamos nos sentir  frustrados e quem sabe decepcionados e a culpa será NOSSA.


Para cada ação há sempre uma reação oposta e de mesma intensidade!!  






*************************  Por:-)bety sampaio

Nenhum comentário: